quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Malhação com tutu: Conheça o Ballet Fitness


Passos de balé clássico combinados com movimentos de pilates, essas são as aulas de Ballet Fitness. A modalidade, que caiu nas graças das brasileiras recentemente, já tem adeptas como Madonna, Drew Barrymore e Natalie Portman. Com aulas ritmadas e músicas agitadas, a técnica é focada no emagrecimento e no condicionamento físico, sem se preocupar muito com a precisão dos movimentos.

As aulas começam com exercícios de alongamento misturados com passos do balé, feitos na barra e adaptados para serem fáceis para aqueles que não têm experiência com a dança. Bailarina e criadora da modalidade, Betina Dantas conta que o segredo está na repetição. “Todos os movimentos são executados com concentração e fluidez, princípios característicos do pilates”, diz. Também são usados elásticos, bolas e fitas para trabalhar a região abdominal, pernas e braços. Por fim, entram em cena as coreografias com passos ritmados que ajudam na queima calórica e estimulam o corpo e a memória.

Além de dinâmicas e divertidas, as aulas de Ballet Fitness promovem a redução do peso, o fortalecimento muscular e melhora da postura. Diferente da musculação, os exercícios dessa modalidade de dança abrangem diversos grupos musculares de vez uma só, além de trabalharem o sistema cardiovascular e condicionamento aeróbio. “Uma hora de aula gasta, em média, 700 calorias”, afirma a bailarina. Os movimentos ainda garantem uma drenagem linfática, já que envolvem a elevação de calcanhar e a flexão de joelho e quadris, o que estimula as regiões dos vasos linfáticos.

Para quem se animou com a ideia mas está insegura em relação aos passos de dança, não há motivos para preocupação. Para praticar a técnica não é necessário ter conhecimentos de balé. “É preciso paciência, ânimo, persistência e, acima de tudo, tentar se divertir”, conta Betina. O ideal é que o aluno faça de duas a três aulas por semana. "Nesse ritmo, é possível substituir a musculação pelo Ballet Fitness e sem precisar de uma atividade complementar", conclui.

4 comentários: